Estados Unidos

EVANGELHOS

Neste apartado falasse-se de partes concretas dos evangelhos de : Mateo , Marcos , Lucas e Juan .

MATEO

Conceição e nascimento

O nascimento de Jesucristo foi assim . Sua mãe María estava desposada com José ; e antes de viver juntos , resulto que ela concebia em seu seio por obra do Espírito Santo . Mas José , seu esposo , como era realmente bom e não queria a denunciar , determino repudiarla em segredo . E enquanto andava cavilando nisso , um anjo do senhor se lhe apareceu em sonhos e lhe disse : José , filho de David , não tema te levar a casa a Maria tua esposa , porque o engendrado nela é obra do Espírito Santo .Dará a luz a um filho , a quem lhe porá o nome de Jesús , porque o salvasse a seu povo dos pecados . Tudo isto aconteceu em cumprimento do que dizia o senhor pelo profeta :

Tenho aqui que a virgem conceberá em seu seio

e dará a luz um filho ,

e chamassem-no Emmanuel ,

que significa Deus conosco . José quando se acordou , fez como lhe tinha ordenado o anjo do Senhor e se levo a casa a sua esposa . E até o momento ñeque ela deu a luz um filho o não a tinha tocado e ele lhe pôs o nome de Jesús .

MINHA OPINIÃO :

+aqui fala-se da milagrosa concepção de Maria .

+em um primeiro momento diz-lhe que lhe ponha o nome de Jesús , e depois lhe diz que lhe chamassem Emmanuel , é um pouco lioso , me dá a mim.

Adoración dos magos de Oriente :

Após nascer Jesús em Belém de Judea , em tempos do rei herodes , uns magos chegaram de oriente a Jerusalém , perguntando : onde esta o rei dos judeus que nasceu? Porque vimos sua estrela em oriente e vimos a adorá-lo Quando o ouviu o rei Herodes , se sobresalto e toda Jerusalém com o . E convocando a todos os pontifiques e escreva do povo , lhes esteve perguntando onde tinha de nascer o cristo.

Eles lhe responderam : em Belém de Judea ; pois assim este escrito pelo profeta:

E teu , Belém , terra de Judá

De nenhum modo é a menor

Entre as grandes cidades de Judá ;

Porque de ti sairá um chefe

Que governará a meu povo Israel.

Então Herodes chamo em segredo aos magos[...]

E a estrela que via no oriente ia adiante deles , até que veio a se parar em cima do local onde estava o menino . Ao ver a estrela , sentiram imensa alegria . E entrando na casa , viram ao menino com María , sua mãe , e postrados em terra , adoraram-no ; abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes : ouro , incienso e mirra [...]

MINHA OPINIÃO :

+No evangelho de mateo , aparece a figura dos magos de oriente , não , a dos reis de oriente . Em nenhum momento dizem-se eles mesmos que são reis , nem também não no texto.

E porque , não se menciona seus nomes?

Muito fácil , seus nomes aparecem pela primeira vez no mosaico de uma igreja do século VI em Ravena , Itália . (a informação é sacada da Encarta)

+Dá-se a supor que a estrela lhes guiou ; hoje em dia comprovou-se e sabe-se que uma estrela não pode durar tanto como para guiar a alguém , pelo que se entende que a estrela é uma metáfora .

+Que curiosidade o que lhe presentearam : ouro, presente conferido aos reis; incienso, empregado no culto nos altares de Deus, e mirra, um composto embalsamador para os mortos . Dá-se a entender mas ou menos , o porque de dar-lhe ouro e incienso , mas porque presentear-lhe um composto embalsamador para os mortos?

O divórcio

Também se disse : O que despeça a sua mulher , dele certificado de divórcio . Mas eu vos digo : Todo o que despede a sua mulher , exceto em caso de fornicación , a introduz a cometer adultério ; e quem casa-se com uma despedida , comete adultério.

MINHA OPINIÃO :

+Dá-me a entender que quando diz : quem casa-se com uma despedida , comete adultério ; faz com que à mulher aparte-lha e exclua-lha , sem nenhum motivo coerente . Isto não coincide com o lado bom , com o que nos dá a conhecer a Jesús , a igreja .

A oração do Senhor

[...] Vocês , pois , orem assim :

pai nosso que estas nos céus,

santificado seja teu nome ;

vinga teu reino ;

faça-se tua vontade ,

como no céu , também na terra.

Dá-nos hoje nosso pão quotidiano

e perdoa-nos nossas dívidas ,

como nós perdoamos a nossos

devedores ;

e não nos leve à tentação ,

senão livra-nos do mau.

[...]

MINHA OPINIÃO :

+parece que o conteúdo a mudado um pouco , bastante .

+ponho ênfase em : perdoa-nos nossas dívidas , como nós perdoamos a nossos devedores ; porque mudo-se depois por : perdoa nossas ofensas , como nós também perdoamos aos que nos ofendem ; é que talvez importavam as dívidas , mas que as ofensas , à hora de entrar no céu?

De quem é filho o Cristo

Em uma reunião dos fariseos, Jesús dirigiu-lhes esta pergunta : Que pensam a respeito do Cristo? De quem é filho? Eles lhe respondem : de David . O diz-lhes : Como , então , David , inspirado pelo Espírito , o chamam “Senhor” , ao dizer :

Disse o Senhor a meu Senhor:

“senta-te a meu diestra ,

até que ponha a teus inimigos

embaixo de teus pés”?

Pois se David chama-o “Senhor” , como pode ser filho seu? E ninguém podia lhe responder uma palavra , nem desde aquele dia se atreveu já ninguém a lhe perguntar mas.

MINHA OPINIÃO :

+isto não clarifica nem a favor , nem na contramão , de se é : filho ou não , de Deus .

+mas , não obstante , em nenhum momento diz-se Deus.

A resurreição

Passado já no sábado , quando despuntaba a alva do primeiro dic da semana , María Magdalena e a outra María foram a ver o sepulcro . De repente produziu-se um grande terremoto ; porque um anjo do senhor baixo do céu , acerco-se , fez rodar a pedra e sentou-se em cima dela .Seu aspeto era como o de um relâmpago ; e seu vestido , branco como a neve . As sentinelas tremeram de medo ante ele e ficaram como morridos . Mas o anjo , dirigindo às mulheres , disse-lhes : vocês não tenham já medo ; pois bem se que buscam a Jesús , o crucificado . Não esta aqui ; porque ressuscitou , como disse . Venham e vejam o sítio onde jazia . Agora , vão a pressa dizer a seus discípulos : “ressuscitou dentre os mortos” ; e olhem que vai antes que vocês a Galilea ; ali o verão . Já vo-lo tenho dito . Elas se afastaram depressa do sepulcro , com medo , mas com grande alegria , e foram correndo a levar a notícia a seus discípulos [...]

MINHA OPINIÃO :

+por que a mãe de Jesús , não visita sua tumba?

+por que vai Maria Magdalena? Isto apoiaria a teoria de que entre Jesús e Maria Magdalena tinha algo .

MARCOS

NOTA: por que não se fala do nascimento de Jesús , dos “Reis Magos” , nem da milagrosa concepção de Maria? Talvez não foi nada divino , e como não interessava , não se falo disso?

De quem é filho o Cristo

Tomando então Jesús a palavra , dizia enquanto ensinava no templo : como dizem os escreva que o Cristo é filho de David? David mesmo disse , inspirado pelo Espírito Santo :

Disse o Senhor a meu Senhor :

Senta-te a meu diestra ,

até que ponha a teus inimigos

embaixo de teus pés.

O mesmo David chama-o “Senhor” ; então a titulo de que é filho seu?

A resurreição

Passado já no sábado , María Magdalena e María , a mãe de Santiago , e Salomé compraram substâncias aromáticas para ir a ungirlo . E muito de manhã , no primeiro dia da semana , vão ao sepulcro , mal saído o sol . Iam dizendo-se entre elas mesmas : quem nos rodasse a pedra da porta do sepulcro? Mas , levantando a vista , vêem que a pedra , que por verdadeiro era muito grande , estava já retirada . e quando entraram no sepulcro , viram a um jovem , sentado à parte direita , vestido com uma túnica branca , e ficaram pasmadas . Mas o diz-lhes : Deixem já vosso espanto . Buscam a Jesús , o Nazareno , o crucificado . ressuscitou , não esta aqui ; este é o local onde o puseram . Mas vão dizer a seus discípulos, e a Pedro , que a ira antes que vocês a Galilea ; ali o verão , conforme vo-lo disse ele. Elas saíram fugindo do sepulcro , porque estavam sobre apanhadas do temor e espanto . E nada disseram a ninguém , porque tinham muito medo .

MINHA OPINIÃO :

+por que ao dizer apóstolos não inclui a Pedro?

+este evangelho contradiz-se com o evangelho de Mateo.

+por que vai Maria Magdalena? Isto apoiaria outra vez a teoria de que entre Jesús e Maria Magdalena tinha algo .

LUCAS

O anúncio aos pastores

Tinha uns pastores naquela mesma região que passavam a noite ao ar livre , vigiando por turnos seu rebanho . E um anjo do Senhor apresento-se-lhes , e a glória do Senhor envolveu-os em clareza [...]

MEU OPINION:

+este evangelho contradiz ao de Mateo , já que neste , não aparece a presença dos Magos de Oriente , nem a presença da estrela.

De quem é filho o Cristo

Mas Jesús pergunto-lhes : como dizem que o Cristo é filho de David? Porque David mesmo diz no livro dos salmos:

Disse o Senhor a meu Senhor :

senta-te a meu diestra,

MINHA OPINIÃO:

+nesta parte não se diz , que David estava inspirado pelo espírito e disse isso ; coisa que nos de Mateo e Marcos , se se menciona.

As mulheres no sepulcro e sua mensagem pascual

No primeiro dia da semana , muito de madrugada , foram elas ao sepulcro , levando as substâncias aromáticas que preparava . mas em encontraram que a pedra era retirada já do sepulcro . Entraram , pois não encontraram o corpo do Senhor Jesús . E enquanto elas estavam desconcertadas por isto , se lhes apresentaram de repente dois homens com vestiduras deslumbrantes [...]

MINHA OPINIÃO:

+aqui menciona-se que foram uma mulher , e se lhes apresentaram 2 homens com vestiduras deslumbrantes ; isto contradiz a idéia de Juan e Mateo.

JUAN

NOTA: por que não se fala do nascimento de Jesús , dos “Reis Magos” , nem da milagrosa concepção de Maria? Talvez não foi nada divino , e como não interessava , não se falo disso? por que uma vez morrido Jesús , se lhe apresenta primeiro a María Magdalena e depois aos apóstolos? quando se lhe apresenta a sua mãe? por que quando se lhes apresenta aos discípulos a travessa a parede , podia haver aberto a porta? então pode mover a pedra de onde lhe enterraram e não pode abrir uma porta de madeira embora este bem fechada?

A resurreição

No primeiro dia da semana , muito de manhã , quando ainda estava escuro , Maria Magdalena vai ao sepulcro e vê tirada a pedra . Então feita a correr [...]

MINHA OPINIÃO :

+isto contradiz aos anteriores evangelhos , mas por que retirar a pedra , se podia a atravessar o material?

Os que escreveram estes evangelhos , se supõe que eram homens educados , mas estes se escreveram décadas após a morte de Jesús , quando ficava muito pouco de sua lembrança .

Mateo , Marcos , Lucas e Juan , não conheciam de forma direta a Jesús , só de forma indireta , mediante coisas que dizia a gente e eles escutavam , isto é , só lhe conheciam pelas habladurías da gente.

A gente o que savia , o savia por outras , esses por outros , e assim muitas vezes , pelo que a mensagem final não se pareceria em nada à mensagem primeira.

por que eleger umas partes dos evangelhos e outras não?

A igreja apanhou a parte que nos resultassem fáceis de entender e assim apanhar a mas gente , mas que casualidade que as partes mas fáceis são as que fazem mas divino a Jesús .

CONCILIO DE NICEA

I CONCILIO DE NICEA (325)

Primeiro concilio ecumênico. Presidido por Osio, teve local entre o 20 de maio e o 25 de julho do 325 (sendo Papa san Silvestre I) e foi convocado pelo imperador romano Constantino I o Grande para tentar reafirmar a unidade da Igreja, seriamente quebrantada pela disputa surgida em torno da natureza de Jesucristo depois do aparecimento do arrianismo. Dos 1.800 bispos censados no Império romano, 318 foram à convocação conciliar. O credo de Nicea, que definiu ao Filho como consustancial com o Pai, foi adotado como postura oficial da Igreja com respeito à divinidad de Cristo. Também foi fixada a celebração da Páscoa no domingo após a Páscoa judia, e garantida a autoridade do bispo de Alejandría. Nesta última concessão assenta-se a origem dos patriarcados.

3 II CONCILIO DE NICEA (787)

Sétimo concilio ecumênico. Suas sessões tiveram local desde o 24 de setembro até o 23 de outubro do 787 (sendo papa Adriano I). À convocação, efetuada pela emperatriz bizantina Irene, assistiram 350 bispos, a maioria dos quais procediam do Império bizantino. Apesar das fortes objeciones formuladas por parte dos iconoclastas, foi aprovada a veneração de imagens religiosas e ordenada sua

restauração nas igrejas de todo o território imperial.

O mas importante , como a divinidad de Cristo e a veneração às imagens , foi botada no Concilio de Trento .

A divinidad de Cristo foi botada , 295 anos após sua morte .

Para acessar o documento na íntegra, nós convidamos você a fazer o download do documento.
Descarregar
58 Kb
Compartilhar este documento :

Não há comentários para mostrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
×