Estados Unidos

EMMY NOETHER

A MATEMÁTICA

Em um domingo de verão de 1932 as pessoas que passeavam pela rua de Gotinga, na Alemanha tiveram que se apartar para não ser enrolados por um grupo de gente que avançava pelos caminhos da cidade. O contingente que se dirigia para as montanhas estava encabeçado por uma mulher.

Os membros do grupo seguiam como se estivessem enfeitiçados à estranha mulher e atendiam com atenção a suas palavras. De vê em quando algum se atravessava em seu caminho para evitar que fosse atropelada já que ela estava absorta falando de matemáticas.

Os jovens que a seguiam eram seus alunos que a tinham seguido por vários países para estudar com ela na universidade de Gotinga.

Embora agora Emma a era reconhecida mundialmente, não sempre foi assim, tibe que lutar contra os preconceitos e as trancas de sua época.

O BAILE DOS NÚMEROS

Depois de uma infância cheia de matemáticas, não é de estranhar que Emmy quisesse as estudar formalmente. Mas embora seu pai era membro da universidade Erlagen, esta instituição negou-se a aceitá-la como aluna pois nessa época as leis alemãs proibiam que as mulheres assistissem às universidades.

Ela não se deu por vencida e conseguiu que alguns professores lhe outorgassem uma permissão especial, para assistir aos cursos sem estar inscrita. Emmy assistiu às classes pontualmente durante dois anos e por fim em 1904, a universidade permitiu-lhe inscrever-se.

Alguns ânus depois Emmy se graduó. Sua especialidade era o algebra e apesar de suas habilidades a escola negou-se a contratá-la por ser mulher, uma vê mas lha arranjo par a continuar e seu pai a convido a colaborar em suas investigações e a dar classes a seus alunos da universidade.

UM ENCONTRO AFORTUNADO

A vida de Noether deu um viro quando conheceu a David Hilbet um dos matemáticos mas grandes do mundo, David se converteria em seu amigo e protetor e lutariam toda a vida por que se lhes permitisse ser estudantes e professoras universitárias. Hilbert ofereceu-lhe colaborar com o como assistente e ela aceito encantada.

Quando Emmy chego a Gotinga David lhe confeso um segredo, levava algum tempo tentando resolver um problema de algebra que lhe serviria muito a um amigo físico, pouco depois Emmy se inteiro do amigo do que falava David era Albert Einstein.

Emmy uniu-se com entusiasmo ao projeto e encontrou a solução que hoje se conhece como Teorema de Neoether e que lhe serviu a Einstein com sua chamada teoria da relatividad geral e ainda desempenha um papel muito importante na física moderna.

Pouco depois Einstein já se tinha convertido em um dos melhores amigos de Emmy e não deixava de lhe enviar cartas a David o incitando para lhe conseguir a esta uma nomeação e um salário na universidade.

Hirbet enfrento-se ao conselho da universidade que se opunha a admitir mulheres. Os membros do conselho pensavam que as damas podiam romper a ordem das salas de aula ao que David respondeu que o sexo dos aspirantes, porque se estava discutindo a entrada à universidade não a um banho publico.

A luta de Hirbet duro vários anos mas em 1922 Emmy obteve a nomeação de professor extraordinário e não oficial com um salário raquítico menor que o de qualquer de seus colegas varões.

AMOR EM TEMPOS DE GUERRA

Em 1933 Alemanha se fragmentaba a cada vez mas baixo no jugo do partido nacional socialista alemão comandado por Adolf Hitler. Nesse ano ao início de um dos regimenes mas terríveis que tem presenciado a humanidade o partido ordeno despedir a todos os professores judeus das universidades alemãs proibindo de modo que umas das mentes mas brilhantes da história continuassem com seu labor. O governo publico uma lista especificando os nomes de todos àqueles que devessem deixar seus postos entre estes aparecia o nome de Emmy.

Assim Emma acho um grupo clandestino que reunia em sua casa para estudar matemáticas qualquer era bem-vindo nas juntas do grupo, desde que estivesse interessado nas matemáticas e respeitar aos assistentes sem importar sua religião, sexo ou opinião política.

Um dos integrantes do grupo era um jovem que sempre venia vestido com o uniforme do exercito nazista. Apesar dos outros assistentes eram perseguidos por dito partido, davam-lhe o bem-vindo ao jovem.

CALIDA BEM-VINDA

Pese a que Emmy estava ne contra das instituições que admitian aos alunos de um só sexo, asepto um trabalho em Bryn Mawr, pois aí coloaboraria com uma das algebristas mas importantes de estados unidos. Ademas a universidade estava bem perto de Princeton, onde se encontrava sua biejo amigo Alber Einstein.

Ao chegar ao instituto, Emmy se encontro com um grupo de gente que a acogio carinhosamente e que estava impaciente por trabalhar com ela.

Auqellos que conheceram a Emmy opinam que nos anos que passo

Para acessar o documento na íntegra, nós convidamos você a fazer o download do documento.
Descarregar
36 Kb
Compartilhar este documento :

Não há comentários para mostrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
×