Estados Unidos

Publicidade e relacionamentos públicos.

A publicidade na utilização de umas mensagens informativas através de meios de comunicação com o fim de influir nas pessoas.­

Fundamentos e objetivos da publicidade.

É muito importante já que converteu-se em uma atividade quase necessária para pôr em conhecimento dos consumidores a existência dos produtos, suas aplicações e seu consumo como um ato social carregado de significados. Antes o fundamento da publicidade era o de convencer ou persuadir aos consumidores das bondades de um produto mediante a comunicação de suas propriedades intrínsecas de uma maneira gráfica. ­

Na atualidade propõe modelos de consumo e reforço de papéis e esteriotipos sociais.

Seus objetivos são:

  • Obter um acréscimo das vendas.

  • Incrementar o número de clientes potenciais.

  • Aumentar o consumo ou sua utilização.

  • Fornecer informação sobre o produto

  • Criar uma imagem do produto conforme aos objetivos.

  • Algumas regras para a confeção de mensagens publicitários.

    Recomenda-se para os melhores publicitários:

    1. Que acordem o interesse da audiência

    2. Que chamem a atenção

    3. Que contenham poucas idéias

    4. As mensagens devem ser breves e claros

    5. Devem incitar a compra-a.

    6. Costuma dar melhores resultados apelar aos sentimentos

    7. Costuma dar piores resultados apelar à razão

    8. Empregar o sentido do humor costuma ser favorável

    9. Convém que as mensagens tenham personalidade própria.

    Os meios e a publicidade.

    Os meios são a via pela que chegam as mensagens publicitárias à audiência.

    A imprensa e as revistas.

    1. Este médio tem a vantagem já apresenta uma vista prévia do produto. Neste médio os leitores se autosegmentan.

    2. O Leitor elege o que quer ler.

    3. Adscripción das notícias a determinadas seções, o que permite incluir publicidade na seção mais afim ao produto.

    4. Sabe-se que a página da dere­cha atrai mais olhadas que a da esquerda, e dentro dela a parte de acima.

    5. Existem outros aspetos que devem ser valorizado. Referimo-nos, por exemplo, ao tamanho da letra, as cores, etc.

    6. Permite explicar com detalhe o que se pretende de cir..­

    7. Incluir várias idéias ba­sadas em exposições de dados e em ampla argumentações.

    A rádio

    As mensagens publicitárias, que neste médio se denominam "cu­ñas" são curtos e contínuos, e se baseiam na repetição de idéias muito simples acompanhadas de caraterísticas sintonias.

    Sua principal limitação é a ausência de imagens.

    A televisão.

    Trata-se do médio de publicidade por excelência. A publicidade se esfuerza por apresentar o produto apelando ao sentido da vista e assim através das imagens o mostrar de frente, de perfil de perto, de longe, o utilizando em vai­rias de suas funções, usos e aplicações, com os sons caracte­rísticos da cada um destes usos e também se apresenta no momento do consumo, representando exatamente as situações nas que o produto é necessário.

    Para a emissão de publicidade existem várias legislações que rês­tringen a publicidade na televisão. Existem restrições tanto na limitação de tempo de emissão de publicidade, como no controle de seu conteúdo e funcionam em todos os países com maior ou menor generosidade por parte dos legisladores e os critérios oficiais.

    Uma grande desvantagem: seu preço, pelo que não pode ser utilizado por qualquer empresa.

    Publicidade exterior.

    Inserem-se em #painel estrategicamente situadas em ditos pontos de confluencia. Também podem ser visto nas Estradas.

    São também frequentes nos espetáculos e estádios onde sejam previsíveis grandes concentrações de pessoas com certa regularidade

    A publicidade direta.

    .

    Frequentemente utilizam-se cartas, folle­tosse, catálogos, convites, e qualquer outro tipo de mensagem personalizado. Seu desenho deve ser muito atraente e cuidadoso.

    A publicidade nos pontos de venda.

    Aproveita-se o tempo morrido das esperas dos clientes para que estes se distraiam lendo e olhando os cartazes publicitários e as atraentes brochuras que, com este fim, se colocaram nos próprios estabelecimentos.

    Campanhas Publicitárias:

    É um conjunto de ações publicitárias dirigidas à consecução de um objetivo previamente selecionado. Devem ser cumprido diferentes pontos:

  • Determinar os objetivos.

  • Qual é a motivação principal que move na campanha?

  • Deve ser elegido uma mensagem concreta

  • Há que selecionar os meios mais idôneos para sua difusão.

  • As campanhas devem ser preparado e planificar-se sem perder os objetivos.

  • Relacionamentos Públicos

    Entende-se por relacionamentos públicos ao conjunto de atividades que têm por objeto a criação estável de uma imagem da empresa na mente dos consumidores. As ações mais eficazes:

  • Relacionamentos com os meios informativos.

  • Relacionamentos com autoridades locais.

  • Relacionamentos com as autoridades políticas e econômicas.

  • Investimentos em obras de caráter cultural e social.

  • Patrocino de atos esportivos, artísticos, culturais, festas, etc.

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