Solubilidad

Química. Fatores. Produto. Efeito salino. Temperatura. Momento dipolar. Constante dielétrica. Tamanho do ião

  • Enviado por: Guillo
  • País: Espanha Espanha
  • 2 páginas
publicidad
publicidad

Solubilidad

A solubilidad de um soluto em um dissolvente é a concentração que apresenta uma dissolução saturada, ou seja, que está em equilíbrio com o soluto sem dissolver porque sempre terá algumas moléculas ou iões que passem à dissolução. as substâncias classificam-se em:

Solubles: se seu solubilidad é 0,1 M ou >.

Pouco Solubles: se seu solubilidad situa-se entre 0,1 M e 0,001 M

Insolubles: se seu solubilidad não chega a 0,001 M

Fatores que afetam à solubilidad

1.) A temperatura: a maioria das dissoluções de substâncias sólidas são processos endotérmicos e com um acréscimo de entalpía. Ao dissolver uma substância sólida produz-se a ruptura de enlaces (energia reticular)que quase nunca se compensa pela energia de solvatación. Por outra parte a destruição da estrutura ordenada do sólido e a nova disposição das moléculas de dissolvente ao redor do soluto implicam um acréscimo de entropía. Como, uns valores negativos de H e de S positivos favorecem a espontaneidad do sistema por tanto a solubilidad da maioria de substâncias aumenta com a temperatura.

Em mudança na dissolução de líquidos ou gases em líquidos não supõe a destruição de estruturas demasiado estáveis nem um acréscimo da desordem nem em muitos casos ruptura de enlaces. A maioria dos gases são mais solubles a baixas temperaturas.

2.)Momento Dipolar: Maior solubilidad quanto mais parecido seja o momento dipolar do soluto e do dissolvente.

3.)Constante Dielétrica do Dissolvente: de acordo com a lei de Couland as forças de atração entre dois iões são mais débis quanto maior seja a constante dielétrica.

4.) Tamanho do Ião e densidade de Carga: se o tamanho dos iões positivo e negativo é muito diferente os iões maiores estarão mais próximos. A repulsión desestabilizará a rede cristalina e facilitasse-se a dissolução. A densidade de carga representa a carga do ião dividido por seu volume. Quanto maior seja a densidade de carga mais intensas serão as atrações elétricas e mais difícil a dissolução.

Produto da Solubilidad

Inclusive nas substâncias mais insolubles há sempre uma pequena proporção de partículas que passam à dissolução. Isto pode ser indicado em um campo iônico como um equilíbrio entre a forma sólida e os iões em dissolução. Este equilíbrio está deslocado claramente para a forma iônica não desassociada.

À constante de equilíbrio denota-lha constante do produto de solubilidad ou também produto de solubilidad

Quanto menor seja o produto de solubilidad menor solubilidad terá a substância.

Efeito Salino

Se não existe efeito de ião comum o vício de outros sais à dissolução aumenta ligeiramente a solubilidad.

A presença na dissolução de iões estranhos que não reagem nem com o precipitado produz um acréscimo da solubilidad

Ex: a solubilidad do Cloreto de talio aumenta em presença de nitrato potásico ou sulfato potásico

Mudança de Dissolvente

A solubilidad de uma substância determinada depende do dissolvente utilizado.

Ex: Se a uma dissolução aquosa de sulfuro de calcio de acrescenta-lhe etanol o sulfuro precipita.

Precipitação fraccionada

Às vezes encontra-se em uma dissolução diferentes iões que precipitam com o vício de um mesmo reativo. Se os produtos de solubilidad dos respetivos compostos insolubles são suficientemente diferentes pode ser conseguido precipitar iões de uma classe e deixar os outros em dissolução. Este princípio denomina-se precipitação fraccionada.

Influência sobre o equilíbrio de precipitação. Redisolución de precipitados

Efeito do ião comum

Se na dissolução de um composto iônico pouco soluble ou insoluble acrescenta-se um segundo composto que tenha em comum algum dos iões do primeiro composto diminui a solubilidad deste.